quarta-feira, 17 de abril de 2024

Novas Aquisições - Oferta

Já se encontram disponíveis no nosso espaço para requisição presencial ou domiciliária algumas novas aquisições, em formato livro, oferta de grande valor, proveniente de alguns dos nossos benfeitores, a quem agradecemos as suas generosas doações. 

terça-feira, 9 de abril de 2024

Rede de Bibliotecas de Salvaterra de Magos


Já se encontra no site do Município, em https://www.cm-salvaterrademagos.pt/, o acesso ao catálogo da Rede de Bibliotecas de Salvaterra de Magos, pelo qual é possível consultar em Pesquisa Simples, o nosso catálogo, selecionando a base de dados do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos.

sábado, 23 de março de 2024

Semana da Leitura - Dia da Poesia - "Poesia às Cegas"

Para assinalar o Dia da Poesia, que se comemorou no dia 21 de março, em plena Semana da Leitura, os alunos do 12º D, dedicaram à Biblioteca Escolar esta magnífica, colorida, original e bastante criativa exposição que denominaram como "Poesia às Cegas", uma vez que todos os trabalhos expostos foram criados de olhos vendados.
Numa articulação entre as disciplinas de Português e de Desenho, os alunos do 12.º ano do curso de Artes Visuais, ouvindo poemas de heterónimos de Fernando Pessoa, nomeadamente Ricardo Reis e Alberto Caeiro, inspiraram-se para, de olhos vendados, criarem estas verdadeiras obras de arte, nas quais é possível reconhecer de imediato alguns versos dos poemas mais conhecidos dos referidos heterónimos, como por exemplo "Para ser grande, sê inteiro" ou "O meu olhar é nítido como um girassol", entre outros sobejamente conhecidos.
Representando a obra do génio da literatura portuguesa mais lido no mundo e digna de se apreciar, esta singular exposição estará patente ao público na biblioteca da escola sede ainda por mais algum tempo. 
A todos os envolvidos, alunos e docentes, endereçamos os nossos parabéns pela excecionalidade, originalidade e criatividade dos trabalhos apresentados, agradecendo a sua partilha tão enriquecedora para todos.
Fascinante!!!

Semana da Leitura - Centros Escolares AESM

Nos nossos Centros Escolares, a Semana da Leitura foi uma semana cheia de atividades divertidas, coloridas e que apelaram à imaginação, criatividade e vontade de ler ainda mais. 

No dia 21, Dia da POESIA e da Árvore,  os alunos do Centro Escolar de Salvaterra de Magos elaboraram um painel alusivo ao dia,  com ajuda da equipa da BE. Foi exposto no hall de entrada da biblioteca e foi uma atividade de desenho e escrita muito elogiada pelos participantes e por quem, depois,  viu o resultado final. No fundo, todos os dias são dias da Poesia e da Árvore.

Ainda no dia 21, e também no dia 22, para encerrarmos a Semana da Leitura, a escritora e ilustradora Ana Filipa Correia esteve nos Centros Escolares do Agrupamento a dinamizar sessões de leitura e desenho, tendo por base os seus livros. As ilustrações encantaram alunos e professores e as histórias foram muito participadas, tendo a autora convidado os alunos do 4.º ano a lerem também. No final, os alunos puderam fazer perguntas e houve sessão de autógrafos. 


sexta-feira, 22 de março de 2024

Concurso de Leitura em Voz Alta “Concelho a Ler…nas Escolas” - Alunos Vencedores

Decorreu esta manhã, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Marinhais, a final do concurso concelhio de leitura em voz alta "Concelho a Ler...nas Escolas", na qual se defrontaram os alunos apurados na fase escolar dos Agrupamentos de Escolas de Salvaterra de Magos e de Marinhais. 
Eis a listagem dos nossos sete vencedores, de quem muito nos orgulhamos!
O evento contou com a presença da Srª Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Filomena Rúbio, e com a habitual, habilidosa e disciplinada apresentação da bibliotecária municipal, Marta Marques. A Sr.ª Vice Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves, presidiu o júri deste concurso, também constituído pelas docentes Mª Emília Oliveira, Manuela Centeio, Mª Leonor Cadório e Dina Campos. 
Como é tradição, os alunos vencedores receberam diplomas e prémios e todos os restantes alunos participantes tiveram um certificado de presença e alguns brindes, gentilmente oferecidos pelo Município de Salvaterra de Magos.
Muitos parabéns a todos os participantes, em particular aos nossos sete vencedores!
Muito obrigada a toda a comunidade escolar que se envolveu para que a nossa Semana da Leitura fosse um sucesso e terminasse com chave de ouro!

Semana da Leitura - Encontro com Hugo Sampaio

Na Semana da Leitura, o Dia da Poesia, que ontem se assinalou, só poderia ter sido celebrado com Hugo Sampaio!

O autor de "Bairro da Poesia", esteve, com o importante apoio do Município de Salvaterra de Magos, na nossa escola sede a apresentar o seu livro, porém fê-lo de forma diferente do habitual, cativando os nossos alunos de 7º e de 8º anos que tiveram o privilégio de participar na sessão que lhes estava destinada.

Durante a sessão, alguns alunos foram convidados a participar de forma ativa na construção de alguns momentos de poesia e, brincando  com as palavras, fizeram-no de forma muito divertida e entusiástica.
Muito obrigada, Hugo, por fazer crer aos nossos alunos que a poesia é de todos.

Parabéns a todos. Foi um momento espetacular!!!



quinta-feira, 21 de março de 2024

Semana da Leitura - Encontro com Jeferson Neto e seus convidados

Dando continuidade à comemoração da Semana da Leitura, o autor Jeferson Neto, que se encontra a residir em Salvaterra de Magos, concelho onde também exerce a sua atividade profissional, esteve, esta manhã, no nosso espaço da escola sede, com os seus convidados, Sylvio Micelli, jornalista, e Vera Roquette, bancária.

Em jeito de tertúlia, foi apresentado o romance de época escrito por Jeferson Neto, Um Amor em Vila Maria, aos alunos do 10.º ano da área de humanidades, que foram intervindo ao longo da sessão, colocando questões bastante pertinentes. 

Nos seus discursos, tanto Jeferson como os seus convidados realçaram a importância da leitura em geral e  no processo de escrita, destacando a possibilidade de existir um potencial escritor em cada pessoa. 

Um momento único e muito enriquecedor para todos, em especial para os nossos alunos. 

Bem haja a todos os envolvidos!